sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O que é DOKDO ? Na Wikipedia (pt).




Primeiramente, vamos registrar o que temos de informação sobre DOKDO em língua portuguesa.






Segue trecho retirado da WIKIPEDIA versão em português.



=====



O Japão tem disputas territoriais com Rússia, China, Taiwan e Coréia do Sul. A maior parte dessas disputas envolve a presença de recursos naturais como o petróleo e fatores históricos.[33] Reivindica a soberania sobre as ilhas Etorofu, Kunashiri e Shikotan, conhecidas no Japão como "Territórios do Norte" e na Rússia como "Ilhas Curilas do Sul" ocupadas pela União Soviética em 1945 e administradas atualmente pela Rússia. Disputa as Rochas Liancourt (chamadas Takeshima ou Dokdo) com a Coreia do Sul — ocupadas por esta desde 1954 — e as ilhas inabitadas de Senkaku-shoto (Diaoyu Tai) com China e Taiwan. O Japão também enfrenta problemas com a Coreia do Norte acerca do rapto de cidadãos japoneses e de seu programa de armamento nuclear.






Fonte: Wikipedia.






======


DOkdo é uma pequena ilha. Neste BLOG pretendo registrar com clareza e transparência sobre toda a disputa e interesse que está contecendo em cima dessa pequena ilha DOKDO. O julgamento de quem é essa ilha, fica por de quem lê.


======



Rochas de Liancourt
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rochas de Liancourt

Nome coreano
Hangul
독도
Hanja
獨島
romanizado
Dokdo
McCune-Reischauer
Tokto
Nome japonês
Hepburn
たけしま
romanização Hepburn
Takeshima
Kanji
竹島
Coordenadas: 37° 14′ N 131° 52′ E

Mapa das Rochas de Liancourt.
As Rochas de Liancourt são um pequeno grupo de ilhas no Mar do Japão. Para os locais coreanos e japoneses, são conhecidas como Dokdo(독도 獨島) e Takeshima(たけしま 竹島), respectivamente. Na actualidade, o arquipélago é habitado por um residente civil sul-coreano, e o Japão reclama a soberania sobre o arquipélago.
Se por um lado, a Coreia do Sul as classifica como parte do Condado de Ulleung, província de Gyeongsang do Norte, o Japão reclama-as como parte da cidade de Okinoshima, Distrito de Oki, Prefeitura de Shimane.
Em 1849, um baleeiro francês de Le Havre, Le Liancourt, deu o nome aos ilhéus de Rochas de Liancourt. Os russos designaram-nas Rochas de Manalai e Olivutsa em 1854, e os ingleses Rochas Hornet em 1855.
As Rocas de Liancourt, embora praticamente inabitáveis, são importantes por várias razões. Economicamente, crê-se que na sua zona económica exclusiva poderá haver jazidas de gás natural. Militarmente, as ilhas servem de base militar ao governo sul-coreano.
Depois de décadas de aparente silêncio e tranquilidade entre ambas as nações em relação ao tema, estes foram rompidos em final de 2005 e início de 2006.

[editar] Demografia
Além de ter um único residente permanente, o acesso ao arquipélago é relativamente restrito e está em vigilância las 24 horas. A restrição de acesso diminuiu paulatinamente com a emergente actividade turística patrocinada pela própria província de Gyeongsang Norte tanto nos principais ilhéus como na zona marítima circundante.

[editar] Ligações
Cyber Dokdo History Hall
Dokdo pertence à Coreia do Sul: Korea.net
Ciber Dokdo: uma página web da província de Gyeongsangbuk, Coreia do Sul
The history of Dokdo, Northeast Asian History Foundation
A posição japonesa sobre Takeshima, do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês
Takeshima é território japonês: página web do Governo da Prefeitura de Shimane, Japão
The real truth behind the 2008 Brochure on Dokdo (Response of "10 Issues of Takeshima")
The Territorial Dispute Over Dokdo
The historical facts of the Dokdo - Takeshima Island dispute between Korea and Japan
Artigo da Stanford University






Nenhum comentário: